Todos os anos a procura por implantação de sistemas fotovoltaicos aumenta exponencialmente em todo o mundo e motivado por este surgiu o novo perfil de consumidor: o produtor independente de energia elétrica.
O aumento da procura deve-se principalmente aos fatores citados:
- maior propagação do conhecimento sobre o assunto
- fácil acesso a financiamentos que possam dar aporte para o investimento
- a queda nos preços do KW hora da Energia solar. Influenciado pelo baixo preço dos painéis e equipamentos
A queda dos preços tem sido o fator determinando para esta explosão de crescimento da tecnologia fotovoltaica. No gráfico abaixo, é possível visualizar esta queda ao longo dos anos:
Como pode ser analisado, com o passar dos anos com a tecnologia cada vez mais barata, somado ao reconhecimento de todos os benefícios já citados, tem impulsionado o consumidor a investir em energia solar, para diminuir seus custos com energia elétrica, a partir do momento que começa a produzir para suprir a sua própria demanda, tornando-se auto suficiente energeticamente.
Para melhor explanação do crescimento da energia solar o gráfico abaixo mostra o crescimento ano a ano da capacidade em Giga Watts de energia solar produzida no mundo.
A titulo de conhecimento: só em 2016 a China instalou painéis solares que geram energia elétrica equivalente a duas barragens ITAIPU;
Aliás se cobríssemos com painéis solares a área alagada de ITAIPU geraríamos três vezes mais energia, que a barragem, isso dá uma ideia da capacidade dos painéis solares na geração de energia elétrica
No Brasil ainda temos muito a crescer, mas, pode-se perceber claramente que a população já esta consciente dos benefícios de implantar os projetos fotovoltaicos e da redução significativa, de até 95%, que pode obter ao se tornar um produtor independente de energia elétrica, veja no gráfico abaixo.