Os benefícios

Dentro muitos benefícios que a Energia Solar – Sistema Fotovoltaico pode gerar, citamos abaixo os mais importantes:

  • Energia solar é um recurso totalmente renovável.
    Isto significa que mesmo quando não podemos fazer uso de energia do sol por causa da noite ou dias nublados ou chuvosos, podemos sempre contar com o sol aparecendo no dia seguinte como uma fonte de energia constante e consistente. Alias, dos recursos renováveis como energia eólica, enegia hídrica e solar, a energia solar é a mais consistente e previsível.
  • A Energia Solar não faz nenhum barulho.
    Os painéis fotovoltaicos não fazem um único barulho ao gerarem energia solar. O processo fotovoltaico é um processo 100% silencioso.
  • A Energia Solar não polui.
    Esta é talvez seja a vantagem mais importante da energia solar. Sim, para se produzir o painel fotovoltaico precisa-se de muito energia mas, o painel solar, durante a sua vida útil, gera mais de 20 vezes a energia consumida na sua fabricação.
  • A Energia Solar quase não precisa de manutenção.
    Não existem peças móveis em um painel fotovoltaico ou célula solar, ou seja, quase não tem desgaste mecânico. Os painéis fotovoltaicos duram mais de 25anos apenas com uma limpeza anual.
  • Baixo custo da Energia Solar considerando-se a vida útil.
    Os painéis solares podem parecer muito caro quando você vai comprá-los, mas ao longo dos anos você vai economizar muito dinheiro. Afinal, a luz do sol é de Grátis! Se você pegar todo o investimento de compra do sistema fotovoltaico e a mínima manutenção que você terá com ele ao longo to toda a sua vida útil e dividir isso pela energia gerada ao longo desses anos, vai ver que a energia solar é mais barata do que a que você compra da sua distribuidora.
  • A Energia Solar pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica.
    A energia solar fotovoltaica é uma das melhores alternativas em regiões isoladas onde não se tem rede elétrica, muito mais barata que geradores a diesel ou óleo combustível.
  • Financiamentos com taxas baixíssimas.
    Apesar do governo brasileiro não incentivar a indústria fotovoltaica como faz com outros setores da economia, já esta disponível no mercado vários financiamentos (BNDS – PROGER – PRONAF etc), com taxas muito atrativas tanto para empresas como pessoa física.